30 de Outubro de 1988. Ayrton Senna, em uma corrida inspirada, dá tons dramáticos à conquista de seu primeiro título mundial
O mundial de construtores já estava decidido. Porém, o campeonato de pilotos ainda estava em disputa.
Para Senna, a tarefa não era das mais difíceis. O brasileiro precisava apenas marcar de perto seu companheiro de equipe, e não deixar que ele vencesse a prova. Já para o então bicampeão, Alain Prost, a tarefa era complicada. O francês precisava vencer os dois últimos GPs, ou torcer para que Senna não chegasse ao pódio.
No sábado, Senna marca sua 28ª pole-position da carreira, com o tempo de 1'41"853, 0,3s à frente de Prost. A surpresa do dia foi a 4ª colocação alcançada por Ivan Capelli e sua March.
No domingo, algumas nuvens escuras estavam sobre o circuito de Suzuka, e a possibilidade de chover durante a corrida era alta.
Na largada, o motor do carro de Senna apaga, e ele fica parado no grid. Mas, aproveitando-se de um leve declínio na reta de largada, ele faz o motor pegar no "tranco". Com isso, o brasileiro caiu para a 16º colocação. O sonho do título começava a ser adiado para a Austrália. Mas, convenhamos que com o carro que tinha em mãos, a tarefa de recuperar posições e conseguir um bom resultado não era das mais difíceis. E, ao fim da primeira volta, Senna já aparece entre os 8 primeiros. Com mais algumas voltas, e ele estava entre os 3 primeiros.
Uma leve garoa começa a cair sobre o circuito, confirmando a previsão de chuva (bons tempos em que as revisões de chuva se concretizavam). E Ivan Capelli, que estava na 2ª posição, começa a pressionar Prost. Até que na volta 16, Prost perde tração na saída da chicane, e o italiano chega a liderar a prova por cerca de 50m. 3 giros mais tarde, sua March estaciona na reta dos boxes, devido a um problema elétrico. Com isso, a briga pela corrida ficou entre Prost e Senna.
Como o desempenho da McLaren era bem superior aos demais, não tardou muito para que os dois começassem a encontrar retardatários. E, justamente por perder menos tempo com eles, que Senna se aproximou de Prost.
As posições seguem inalteradas e a vantagem de Senna varia de 2 a 5s. Até que uma garoa mais forte desaba sobre o circuito. Como todos sabem, Prost era um piloto bem limitado sob chuva. Diante disso, a vantagem de Senna começa a aumentar vertiginosamente. Nas voltas seguintes, os pilotos estavam andavam na casa de 2'05".
Faltando 3 voltas para o final, Senna começa a gesticular para o diretor de prova, indicando a falta de segurança da pista. Mas a corrida é levada até o fim, terminando com as 51 voltas previstas. Senna venceu com 13s de vantagem para Alain Prost. Thierry Boutsen completou o pódio.
E, a partir desse dia, o nome de Ayrton Senna está presente no Hall dos Campeões da F1.
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