sábado, 30 de outubro de 2010

Mural - GP do Japão de 1988

30 de Outubro de 1988. Ayrton Senna, em uma corrida inspirada, dá tons dramáticos à conquista de seu primeiro título mundial

A McLaren sobrou naquele ano. A equipe só não venceu todas as corridas devido aos abandonos de Prost e Senna no GP da Itália. Prost teve um problema com o motor, e Senna colidiu com Jean-Louis Schlesser, então piloto da Williams.

O mundial de construtores já estava decidido. Porém, o campeonato de pilotos ainda estava em disputa.

Para Senna, a tarefa não era das mais difíceis. O brasileiro precisava apenas marcar de perto seu companheiro de equipe, e não deixar que ele vencesse a prova. Já para o então bicampeão, Alain Prost, a tarefa era complicada. O francês precisava vencer os dois últimos GPs, ou torcer para que Senna não chegasse ao pódio.

No sábado, Senna marca sua 28ª pole-position da carreira, com o tempo de 1'41"853, 0,3s à frente de Prost. A surpresa do dia foi a 4ª colocação alcançada por Ivan Capelli e sua March.

No domingo, algumas nuvens escuras estavam sobre o circuito de Suzuka, e a possibilidade de chover durante a corrida era alta.

Na largada, o motor do carro de Senna apaga, e ele fica parado no grid. Mas, aproveitando-se de um leve declínio na reta de largada, ele faz o motor pegar no "tranco". Com isso, o brasileiro caiu para a 16º colocação. O sonho do título começava a ser adiado para a Austrália. Mas, convenhamos que com o carro que tinha em mãos, a tarefa de recuperar posições e conseguir um bom resultado não era das mais difíceis. E, ao fim da primeira volta, Senna já aparece entre os 8 primeiros. Com mais algumas voltas, e ele estava entre os 3 primeiros.

Uma leve garoa começa a cair sobre o circuito, confirmando a previsão de chuva (bons tempos em que as revisões de chuva se concretizavam). E Ivan Capelli, que estava na 2ª posição, começa a pressionar Prost. Até que na volta 16, Prost perde tração na saída da chicane, e o italiano chega a liderar a prova por cerca de 50m. 3 giros mais tarde, sua March estaciona na reta dos boxes, devido a um problema elétrico. Com isso, a briga pela corrida ficou entre Prost e Senna.

Como o desempenho da McLaren era bem superior aos demais, não tardou muito para que os dois começassem a encontrar retardatários. E, justamente por perder menos tempo com eles, que Senna se aproximou de Prost.


Senna ultrapassa Prost rumo ao título mundial
No fim da volta 27, Prost ficou encaixotado atrás de um grupo de retardatários, e Senna sai mais forte da chicane, relizando a ultrapassagem.


As posições seguem inalteradas e a vantagem de Senna varia de 2 a 5s. Até que uma garoa mais forte desaba sobre o circuito. Como todos sabem, Prost era um piloto bem limitado sob chuva. Diante disso, a vantagem de Senna começa a aumentar vertiginosamente. Nas voltas seguintes, os pilotos estavam andavam na casa de 2'05".

Faltando 3 voltas para o final, Senna começa a gesticular para o diretor de prova, indicando a falta de segurança da pista. Mas a corrida é levada até o fim, terminando com as 51 voltas previstas. Senna venceu com 13s de vantagem para Alain Prost. Thierry Boutsen completou o pódio.

E, a partir desse dia, o nome de Ayrton Senna está presente no Hall dos Campeões da F1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário