quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mural - GP da Espanha de 1951

Há exatos 59 anos, Juan Manuel Fangio conquistava seu primeiro título mundial.

Fangio chegou a Barcelona para a 8ª e última etapa da temporada 1951 com 2 pontos de vantagem para a Alberto Ascari. Porém, o favoritismo todo residia no italiano, já que Fangio corria pela Alfa Romeo, cujos bólidos foram construídos antes mesmo da II Guerra Mundial, e seriam aposentados ao final daquele campeonato.

A Ferrari tinha um carro mais leve, e mais econômico do que os Alfa. Com isso, Ascari teoricamente faria menos pit-stops que Fangio.

Teoricamente, porque enquanto os carros estavam sendo alinhados para o grid, a Alfa 159 de Fangio surge com dois tanques de combustível extras.

Diante disso, a Ferrari entrou em pânico, ao ver sua principal vantagem ir por água a baixo e cometeu um erro que custaria a corrida para seus pilotos. Eles foram pra corrida com pneus de aro 16, menores que os usuais aros 18.

Ascari, que largou na pole, manteve a liderança, enquanto Fangio, que partiu da segunda posição, o seguia de perto.

Porém, na 6ª volta, a Ferrari percebe o tamanho do erro que cometeu. O primeiro a apresentar problemas com os pneus foi Piero Taruffi. Na próxima, foi a vez de Luigi Villoresi encostar nos pits com um pneu furado. E na volta seguinte, Ascari. Este, por sua vez, perdeu muito tempo nos pits, e voltou a pista no meio do pelotão.

E essa seria a rotina da equipe durante a corrida.

Depois de várias paradas dos Ferraristas, Fangio se dirige aos pits, e, para espanto geral dos mecânicos da Ferrari, faz um reabastecimento. Isso mesmo, caro leitor, um reabastecimento! Lembra-se dos dois tanques extra? Pois bem, eles estavam vazios!

Fangio perdeu muito tempo com a parada, mas, como ele já havia induzido a Ferrari ao erro - e consequentemente, à perda de tempo -, a liderança ainda estava em suas mãos.

E esse foi o resultado da corrida após 70 voltas, e 442km:

Pos

Piloto

Construtor

Volta

1

Juan Manuel Fangio

Alfa Romeo

70

2h 46m 54.100s ( 158.939 km/h )

2

Jose-Froilan Gonzalez

Ferrari

70

2h 47m 48.380s ( +54.280s )

3

Giuseppe Farina

Alfa Romeo

70

2h 48m 39.640s ( +1m 45.540s )

4

Alberto Ascari

Ferrari

68

5

Felice Bonetto

Alfa Romeo

68

6

Emmanuel de Graffenried

Alfa Romeo

66

7

Louis Rosier

Talbot Lago

64

8

Philippe Etancelin

Talbot Lago

63

9

Robert Manzon

Simca Gordini

63

10

Chico Godia-Sales

Maserati

60

ab

Luigi Villoresi

Ferrari

48

Ignição

ab

André Simon

Simca Gordini

48

Motor

ab

Johnny Claes

Talbot Lago

37

Acidente

ab

Piero Taruffi

Ferrari

30

Perda de uma roda

ab

Maurice Trintignant

Simca Gordini

25

Motor

ab

Georges Grignard

Talbot Lago

23

Motor

ab

Yves Giraud-Cabantous

Talbot Lago

7

Acidente

ab

Louis Chiron

Talbot Lago

4

Ignição

ab

Prince Bira

Maserati

1

Motor


As largas avenidas de Barcelona foram palco da conquista do primeiro título de Fangio.

Após 70 voltas, Fangio recebe a bandeirada...

E o troféu de vencedor do XI Gran Premio de España

Fangio, em sua Alfa Romeo 159

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