domingo, 7 de novembro de 2010

Track Analysis - Kyalami

Há 49 anos, o circuito sul-africano recebia sua primeira corrida e começava sua história no automobilismo mundial

Localizado em Midrand, entre Johanesburgo e Pretória, na África do Sul, o circuito de Kyalami é um dos mais importantes traçados do continente africano. Seu nome vem do idioma zulu e significa "Minha casa".

Foi projetado no início dos anos 1960, tendo sido inaugurado no dia 4 de novembro de 1961.

Por estar a 1.700m acima do nível do mar, Kyalami oferece uma situação diferente a quem por lá compete: devido à menor pressão atmosférica, os motores dos carros rendem menos que o normal, perdendo um pouco de potência (há quem fale em até 15% de perda). O terreno desnivelado é uma outra dificuldade que os pilotos encontram no circuito. O traçado, muito exigente, requer um ajuste especial, especialmente por causa da variação de relevo, a aderência do asfalto e a alternância entre curvas rápidas e lentas.

Desde a sua inauguração, Kyalami sofreu três modificações no traçado. A primeira delas ocorreu em 1987 e foi a mais significativa. O circuito original era dotado de uma enorme reta dos boxes, com variação de relevo, tendo, inclusive, um ponto cego numa descida ao fim do longo trecho. Com as modificações, a reta foi deixada de lado e a pista, outrora muito rápida, tornou-se mais travada. Outra modificação veio em 1992, quando o circuito foi ligeiramente ampliado e ganhou uma nova reta dos boxes. Depois houve a inclusão de uma chicane no lugar da curva 12, mas a mesma foi retirada em 2009. Apenas um trecho original subsiste, compreendido entre a Sunset Bend e os Esses. Apesar de todas essas melhorias, o traçado preferido pelos pilotos e fãs de automobilismo é o original, que, infelizmente, hoje encontra-se indisponível.




Recebeu a Fórmula 1 e o Grande Prêmio da África do Sul por quase 20 anos ininterruptos, entre 1967 e 1985. Grandes nomes da história da categoria, como Jim Clark, Niki Lauda e Jackie Stewart, desfilaram pelo circuito com seus carros. O primeiro vencedor de um GP no local foi o mexicano Pedro Rodriguez, a bordo de um Cooper-Maserati. Niki Lauda é quem detém mais vitórias, 3 no total (1976, 1977 e 1984).


Um grave acidente marcou o Grande Prêmio de 1977. Na volta 22, em plena reta dos boxes, dois fiscais atravessaram a pista inadvertidamente para socorrer o piloto italiano Renzo Zorzi, que havia abandonado a corrida 1 volta atrás e tentava apagar o fogo de seu carro. O britânico Tom Pryce, companheiro de equipe de Zorzi, acabou atropelando um dos ficais a uma velocidade de 280 km/h. O fiscal de pista foi reconhecido apenas por exclusão, já que era impossível o reconhecimento da vítima, enquanto Pryce também faleceu, pois foi atingido em cheio pelo extintor que o bombeiro carregava e teve seu capacete arrancado. O acontecimento chamou atenção para a falta de segurança da pista e o despreparo dos comissários de prova.

Em 1985, a prova foi marcada pela crise política causada pelo Apartheid. Algumas equipes se recusaram a correr, enquanto outras desfilaram seus carros sem patrocínios. Em 1986, o circuito foi banido do calendário da F1 e somente voltou após o fim do regime de segregação.

Já com a nova configuração, o circuito voltou a sediar provas de Formula 1 em 1992, mas desde 1993, com a falência do organizador da prova, Kyalami não recebe a categoria.

Também sediou corridas do Mundial de Motovelocidade (entre 1983 e 1985, além de 1992), da World Superbikes (entre 1998 e 2002 e a partir de 2009), da GP Masters (2005) e da A1 GP (2009).

Ficha técnica
Distância da corrida: 306.8 km
Distância de volta: 4.261 m
Voltas: 72 (em GPs)
Número de curvas: 13
Volta mais rápida: 1:17.578 (Nigel Mansell, Williams-Renault, 1992)

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